A Igreja do Rosário nasceu em 1845, à Avenida Rio Branco. Construída por escravos, foi a primeira igreja de Varginha em que se permitia a presença deles em seu recinto.
Também foia primeira igreja da cidade dedicada a Virgem Maria.

Durante quase 70 anos permaneceu no mesmo lugar, preservando os traços arquitetônicos originais e os sinais da fé dos escravos.
Em 1913, a igreja foi derrubada. Uma nova foi erguida onde hoje é o VTC — Varginha Tênis Clube, permanecendo no local até 1942.
No dia 9 de agosto daquele ano, sua estrutura foi definitivamente transferida para a Praça Melo Viana.

No início dos anos 80, a Igreja passou por uma grande obra de restauração e ampliação, sendo reinaugurada em 1981, preservando esse formato até os dias atuais.

DIOCESE DA CAMPANHA: TECENDO REDES DE COMUNIDADES NA FORÇA DA PALAVRA.

A Igreja do Rosário pertence à Diocese da Campanha.

Campanha é a cidade mais antiga do Sul de Minas Gerais, fundada em 1737.

Assim como muitas cidades mineiras, deve seu nascimento aos bandeirantes paulistas e à corrida pelo ouro. O município campanhense, dito "berço do Sul de Minas", atualmente, é referência católica da região.

A Diocese da Campanha foi criada pelo Papa Pio X, no dia 8 de dezembro de 1907.

Ela faz parte do Regional Leste Il da CNBB, que compreende os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. À Diocese campanhense pertencem mais de 60 paróquias distribuídas em 49 municípios sulmineiros.

O bispo titular da Diocese de Campanha é Dom Pedro Cunha Cruz. Natural do Rio de Janeiro, foi ordenado Bispo-auxiliar na Arquidiocese de São Sebastião, também no Rio, no ano de 2010. É o sétimo bispo pertencente à diocese.